Lar do Ancião
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves
26/07/2024
Celebrada neste 26 de julho – Dia dos Avós –, a relação entre eles e os netos desempenha papel importante na promoção do bem-estar. Isso porque a interação entre diferentes grupos etários pode contribuir para um envelhecimento mais saudável e integrado, de acordo com a psicóloga Fabiane Rubini Tonatto, que atua também no atendimento aos moradores do Lar do Ancião de Bento Gonçalves.
"Idosos satisfeitos com suas relações pessoais apresentam melhor percepção de sua qualidade de vida. Quando há um bom relacionamento entre a família e o idoso, ele se sente valorizado, tem a autoestima elevada, percebe carinho, atenção, suporte emocional e social, além de viver mais e melhor", explica. O mesmo ocorre no desenvolvimento da criança: os avós representam uma figura muito importante no crescimento educacional de cada criança pois, por meio de suas vivencias, os pequenos encontram influência na construção da sua personalidade e no seu desenvolvimento.
Por gerar benefícios para todas as partes envolvidas, o convívio entre as gerações deve ser estimulado. "Para os idosos, pode favorecer na qualidade de vida, ajudando-os a suportar melhor as doenças e outras dificuldades geradas pela velhice. Para as crianças, essa relação gera percepções positivas em lugar de preconceitos, oferece uma construção de identidade parental, além de fortalecer os relacionamentos, desencadeando sentimento de solidariedade e fortalecendo os valores", destaca Fabiane.
A interação entre diferentes gerações não é apenas uma experiência enriquecedora, mas também uma abordagem que gera consideráveis benefícios para os indivíduos e a comunidade. "A intergeracionalidade oferece uma rica oportunidade para a troca de conhecimento e experiência, por meio dessa interação, as gerações envolvem suas histórias de vida, habilidades e valores, promovendo uma transferência de sabedoria que beneficia a todos", lembra a psicóloga.
A essência desse processo está justamente na comunicação aberta entre as gerações, promovendo um ambiente onde todos se sintam ouvidos e valorizados, com troca de informações e experiências que enriquece a compreensão mútua e promove a aprendizagem ao longo da vida. Para estimular esse convivido, atividades em conjunto como passeios, brincadeiras, jogos, rodas de conversas, confraternizações, entre outras são boas pedidas. "Elas fomentam os laços entre ambos, abre-se caminho para um futuro onde a sabedoria do passado e a inovação do presente se entrelaçam, proporcionando um ambiente propício para o florescimento contínuo do conhecimento e da compreensão", diz Fabiane.
Bem-estar também passa pela qualidade de vida emocional
Idealizado na década de 1980 e atuando há 33 anos na acolhida de idosos, o Lar do Ancião é uma das mais tradicionais entidades assistenciais de Bento Gonçalves. Desde 2022 sob a gestão do empresário Cesar Cini e sua diretoria, vem se diferenciado pela evolução na estrutura oferecida aos moradores, mas não só. A atuação direção tem estreita conexão com o propósito de proporcionar qualidade de vida, dignidade e acolhida para os residentes, compromisso que aparece em cada uma das melhorias aplicadas à casa – desde as administrativas até as físicas, como a recente implantação de um sistema de aquecimento em todas as dependências. Atualmente, atende a cerca de 40 idosos cujas idades variam dos 65 anos aos 100 anos – a capacidade de acolhimento é de 60 idosos. A equipe que atua na entidade é composta por quase 40 pessoas, sendo metade delas dedicadas aos serviços de saúde, um time composto por psicólogo voluntário, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta e nutricionista, além de técnicos de enfermagem e três cuidadores. A atual diretoria permanecerá na gestão do Lar do Ancião até 2025.